Por Que Gostamos de Filmes de Terror?

1 Comentario

Os filmes de terror são bem populares no mundo. Todos os anos centenas de filmes são produzidos somente com o intuito de assustar os espectadores, muitas vezes são aqueles clichés básicos como sons vindo do andar de baixo, o ambiente que fica gelado, ou ainda aquela clássica cena do espelho no banheiro. As situações vão mudando de filme para filme, mas quase sempre é mais do mesmo. Mas por que nós gostamos de levar sustos? Ao que parece o prazer do medo vai para além do mero prazer de ir ao cinema: poderia estar relacionado a um comportamento primário dos primatas.

Um professor de psicologia social chamado Jeffrey Golstein, realizou pesquisas na Universidade de Utrecht, Holanda, e conseguiu fazer a seguinte afirmação - "Escolhe seu entretenimento porque deseja que lhe afete. Isso é certamente verdade em ralação as pessoas que são tentadas por produtos de entretenimento como os filmes de horror, que têm grandes efeitos. E eles querem esses efeitos".

E quais são os efeitos que os fãs dos filmes de horror buscam? Segundo Goldstein e outros pesquisadores, estes vão desde a descarga de adrenalina, a distração da vida mundana e o prazer voyeurista de observar uma situação horrível desde uma distância segura, como se víssemos desde a praia -assombrados e aterrorizados ao mesmo tempo- um tubarão devorando um surfista.

Inclusive existem alguns fatores evolutivos: nosso cérebro parece recompensar-nos quando avaliamos o perigo de uma situação, uma função que possivelmente foi de primeira necessidade nos primeiros tempos da espécie. A amígdala, uma zona de resposta primitiva, segundo os especialistas, sustenta uma agitada conversa com o córtex, de recente aquisição evolutiva, o que permite aos humanos interpretar os fatores ambientais de um evento e responder com emoções, como o medo.

Vou deixar vocês com um curta japonês (os caras são mestres no terror), que teve inspiração naquela bonequinha Okiku. Já adiantando que essa vai ser a postagem de sexta!


Vão pela sombra, Equipe Eutanásia.  

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Um comentário:

  1. kkkkkkkk esse curta podia ser melhor! Mas a matéria está ótima! Beijos

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)