Cécrops, que significa "face com cauda", tinha o corpo metade humano, metade serpente. Diz-se que este lendário grego foi o primeiro rei e fundador de Atenas, um herói cultural que teria ensinado aos atenienses sobre o casamento, a leitura, a escrita e o cerimonial de sepultamento. Uniu todos os povos da região, não através da força e da guerra, mas como sabedoria, poder de persuasão, bons conselhos e boas obras. Cécropos trouxe todas as tribos e clãs que estavam espalhados nas florestas, estabeleceu-se em doze municípios e elegeu um Senado; uma assembléia de homens sábios e prudentes para governar, administrar e cuidar da justiça.
Também deu forma e instituiu regras para a religião e convenceu ao povo a substituir os sacrifícios de humanos e animais sobre o altar por oferendas de trigo, frutas e flores. Com sua habilidade de governar, Cécrops instituiu novas leis, regulamentou o casamento e os funerais. Assim deu força para que a sociedade tivesse mais responsabilidade e coesão familiar. Depois instituiu o primeiro recenseamento da história, criando a enumeração dos habitantes e estabeleceu os registros em seu reino.
Durante seu reinado, Athena e Poseidon fizeram uma competição sobre quem daria o melhor presente aos atenienses, e assim se tornaria o protetor da cidade. Poseídon bateu numa rocha com seu tridente fazendo jorrar uma belíssima fonte, mas a água era salgada e não foi considerada útil. Athena bateu sua lança na rocha e dela surgiu uma oliveira. Cécrops julgou que a oliveira era o melhor presente, porque produzia madeira, óleo e comida; Athena se tornou a protetora e deu seu nome à cidade.
Cécrops casou-se com Aglauro e dessa união nasceram as filhas: Agrauro pequena, Herse, Pandroso e o filho Erisicton. Certo dia as irmãs Aglauro, Herse e Pândroso receberam um cesto da deusa Athena com a recomendação de jamais abrí-la. Dentro da caixa estava o pequeno Erisicton, que seria o futuro rei de Atenas, gerado pelo amor de Hefesto com a deusa, cujo segredo Athena preferia que ficasse guardado para sempre. Tomadas pela curiosidade, as irmãs abriram a caixa. Ao ver que a criança possuía um rabo de serpente, as moças enlouqueceram e cairam de um penhasco.
Erisicton morreu antes de Cécrops, e assim o rei não foi sucedido por nenhum de seus filhos. Cranau, o mais poderoso dos atenienses, também autóctone nascido da terra assim como Cécrops, assumiu o torno em 1045 a.C. Foi durante o seu reinado que aconteceu o maior dilúvio da história, quando sobreviveu apenas Deucalião e Pirra. Curiosamente, todas as terras foram inundadas por Poseidon, o deus do mar, que havia perdido a competição.
Fonte
0 comentários:
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.
Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.
Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.
Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.
Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)