Marduk: O Deus Supremo Mesopotâmico

1 Comentario

Marduk (Martuk ou Merodaque) é uma divindade mesopotâmica obscura durante o 3º milênio a.c, e que após a ascensão da Babilônia, sob o comando do Rei Hamurabi tornou-se o deus supremo do panteão mesopotâmico. Ele era filho de uma relação incestuosa entre Enki e Ninhursag. Foi pai de Dumuzi que corresponde ao deus egípcio Osíris. Possuía quatro olhos e ouvidos, e de sua língua saía uma chama, apesar de parecer grotesco ele era considerado muito belo.

Antes do nascimento de Marduk, haviam dois deuses primevos: Apsu, deus das águas doces, e sua esposa, Tiamat, deusa das águas salgadas. Este par produziu filhos, que por sua vez, deram à luz a Marduk e outras divindades. Com o tempo, um grande conflito surgiu entre os jovens deuses e os deuses primordiais. Tiamat criou um exército de demônios para atacar e destruir os jovens deuses. Depois de dar a seu filho Kingu as tábuas do destino, o que lhe permitiu comandar os deuses em seu serviço. Tiamat o colocou no comando do seu exército. Os deuses jovens escolheram Marduk como seu campeão para a batalha com Tiamat. Ele aceitou com a condição de que ele fosse nomeado o líder de todos os deuses.

Armado com uma rede, um arco, uma maça, e os quatro ventos, Marduk saiu para enfrentar Tiamat. Ela apareceu na forma de um dragão. Marduk capturou Tiamat com sua rede, mas ela abriu a boca para engoli-lo. Nesse momento, Marduk liberou os fortes ventos em sua boca, fazendo com que seu corpo inchasse como um balão. Em seguida, ele atirou uma flecha no coração de Tiamat e a matou. Após dividir seu corpo em dois pedaços, ele colocou um pedaço do céu para criar os céus e a outro a seus pés para formar a Terra.

Marduk tomou as tábuas do destino das mãos de Kingu e colocou-as em seu próprio peito para proclamar seu poder sobre os deuses. Então ele criou o tempo, estabelecendo o primeiro calendário. Finalmente, ele matou Kingu e usou seu sangue para criar os seres humanos com o intuito de servirem e louvarem os deuses. Em reconhecimento do seu poder, os outros deuses construíram um grande templo chamado Esagila, na cidade de Babilônia.


#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Um comentário:

  1. Existem as escrituras originais que narram essa história, ou ela foi passada de geração para geração?Se existem os originais, onde eles estão supostamente guardados?

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)