Ultimas Pandemias

1 Comentario

Antes de mais nada, o conceito de pandemia é registrado apenas quando ocorre um surto de uma doença desconhecida em grande parte da planeta. Existe uma especie de 'métrica' usada para garantir a segurança e verdade de uma pandemia.

Nos últimos anos surgiram alguns casos de epidemias, todas elas ficaram estagnadas no nível 4, dentro desta 'tabela' para medição de periculosidade. A unica que chegou a alcançar o quinto estágio foi a gripe suiná, que causou um grande medo na população do mundo inteiro, o vírus, após um tempo, ficou conhecido com H1N1 Influenza A.

Na época (2009~2010), foram feitas vacinas que diminuíram o numero de casos. O maior temor foi o vírus de fato se espalhar e alcançar níveis alarmantes, neste caso, seria um pandemia.

Dentro da história mundial é fácil constatar diversas pandemias, principalmente em períodos mais antigos aonde não existia uma medicina funcional. O caso mais conhecido e devastador foi sem sombra de duvida, a peste negra, ocorrida por volta do séc XIV, na Europa.

Nas ultimas décadas, o numero de casos pandêmicos diminuiu drasticamente. Porem houveram alguns casos bem fortes e marcantes que ocorram nos anos de:


1918 e 1919 (Gripe Espanhola):



Foi a primeira pandemia enfrentava no séc XX, surgiu no período de 1918 a 1919 e contaminou cerca de 35% da população mundial e matou mais de 40 milhões de pessoas. Ficou conhecida também como peste pneumônica, e o primeira caso registrado da pandemia ocorreu nos EUA, no Kansas.

No Brasil, cerca de 300 mil pessoas faleceram, matando até o Presidente da República da época, Rodrigues Alves, durante seu segundo mandato, em 1919.

Tido como uma espécie ímpar da gripe, o vírus foi devastador devido à estimulação excessiva da resposta imunológica inata nos homens. Foi, segundo os historiadores, a pior pandemia do século.

Recentemente, um estudo da Nature disse que vírus da influenza A, causador da doença, também é letal em primatas não humanos.

 1957-1958 (Gripe Asiática):


O vírus H2N2 fez suas primeiras vítimas na China, onde teve seu primeiro isolamento. Em dois meses, a doença se espalhou por Hong Kong, Singapura, Índia e todo o Oriente. Depois foi a vez de África, Europa e, por último, Estados Unidos, onde causou aproximadamente 70 mil mortes.

Em dez meses, o vírus se espalhou por todo o mundo devido à popularização das viagens aéreas e à sua variação antigênica. O número de vítimas mortais chegou a dois milhões. A OMS diz que esta gripe pode ter contaminado até 80% da população mundial.

1968-1969 (Gripe de Hong Kong):


Coerente ao nome, a Gripe de Hong Kong surgiu no próprio país e é a última do séc XX. A OMS diz que foi causada por uma “nova variação maior na hemaglutinina (que liga o vírus ao receptor da célula) do vírus Influenza A H3N2 ”.

Ao contrário da Gripe asiática, ela demorou a se disseminar para outros países. Quase meio ano depois dos casos na Ásia, o fenômeno chegou aos Estados Unidos, por exemplo.

Números da OMS sugerem que um milhão de pessoas morreram, bem menos do que a pandemia de dez anos antes. Os motivos que colaboraram para isso foram a própria experiência de isolamento das vítimas e também a evolução dos antibióticos para lidar com infecções bacterianas secundárias.


De fato, o medo ainda perdura dentro de todos a população, é sabido que um dia, ocorrerá outra pandemia que matará muitas pessoas, a maior duvida gira em torno da possibilidade desta nova pandemia, iniciar-se através de um vírus modificado em laboratório que será usado de forma incorreta. Essa questão só o tempo conseguirá responder...

Vão pela sombra, Equipe Eutanásia.  

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Um comentário:

  1. Eu lembro da gripe suína... As escolas... Geral pirou, foi bem tenso. A última vez que eu ouvi falar de um caso, acho que foi no início desse ano... Bom post ae gurizada!

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)