Antes de mais nada, o conceito de pandemia é registrado apenas quando ocorre um surto de uma doença desconhecida em grande parte da planeta. Existe uma especie de 'métrica' usada para garantir a segurança e verdade de uma pandemia.
Nos últimos anos surgiram alguns casos de epidemias, todas elas ficaram estagnadas no nível 4, dentro desta 'tabela' para medição de periculosidade. A unica que chegou a alcançar o quinto estágio foi a gripe suiná, que causou um grande medo na população do mundo inteiro, o vírus, após um tempo, ficou conhecido com H1N1 Influenza A.
Na época (2009~2010), foram feitas vacinas que diminuíram o numero de casos. O maior temor foi o vírus de fato se espalhar e alcançar níveis alarmantes, neste caso, seria um pandemia.
Dentro da história mundial é fácil constatar diversas pandemias, principalmente em períodos mais antigos aonde não existia uma medicina funcional. O caso mais conhecido e devastador foi sem sombra de duvida, a peste negra, ocorrida por volta do séc XIV, na Europa.
Nas ultimas décadas, o numero de casos pandêmicos diminuiu drasticamente. Porem houveram alguns casos bem fortes e marcantes que ocorram nos anos de:
1918 e 1919 (Gripe Espanhola):
Foi a primeira pandemia enfrentava no séc XX, surgiu no período de 1918 a 1919 e contaminou cerca de 35% da população mundial e matou mais de 40 milhões de pessoas. Ficou conhecida também como peste pneumônica, e o primeira caso registrado da pandemia ocorreu nos EUA, no Kansas.
No Brasil, cerca de 300 mil pessoas faleceram, matando até o Presidente da República da época, Rodrigues Alves, durante seu segundo mandato, em 1919.
Tido como uma espécie ímpar da gripe, o vírus foi devastador devido à estimulação excessiva da resposta imunológica inata nos homens. Foi, segundo os historiadores, a pior pandemia do século.
Recentemente, um estudo da Nature disse que vírus da influenza A, causador da doença, também é letal em primatas não humanos.
1957-1958 (Gripe Asiática):
O vírus H2N2 fez suas primeiras vítimas na China, onde teve seu primeiro isolamento. Em dois meses, a doença se espalhou por Hong Kong, Singapura, Índia e todo o Oriente. Depois foi a vez de África, Europa e, por último, Estados Unidos, onde causou aproximadamente 70 mil mortes.
Em dez meses, o vírus se espalhou por todo o mundo devido à popularização das viagens aéreas e à sua variação antigênica. O número de vítimas mortais chegou a dois milhões. A OMS diz que esta gripe pode ter contaminado até 80% da população mundial.
1968-1969 (Gripe de Hong Kong):
Coerente ao nome, a Gripe de Hong Kong surgiu no próprio país e é a última do séc XX. A OMS diz que foi causada por uma “nova variação maior na hemaglutinina (que liga o vírus ao receptor da célula) do vírus Influenza A H3N2 ”.
Ao contrário da Gripe asiática, ela demorou a se disseminar para outros países. Quase meio ano depois dos casos na Ásia, o fenômeno chegou aos Estados Unidos, por exemplo.
Números da OMS sugerem que um milhão de pessoas morreram, bem menos do que a pandemia de dez anos antes. Os motivos que colaboraram para isso foram a própria experiência de isolamento das vítimas e também a evolução dos antibióticos para lidar com infecções bacterianas secundárias.
De fato, o medo ainda perdura dentro de todos a população, é sabido que um dia, ocorrerá outra pandemia que matará muitas pessoas, a maior duvida gira em torno da possibilidade desta nova pandemia, iniciar-se através de um vírus modificado em laboratório que será usado de forma incorreta. Essa questão só o tempo conseguirá responder...
Vão pela sombra, Equipe Eutanásia.
Eu lembro da gripe suína... As escolas... Geral pirou, foi bem tenso. A última vez que eu ouvi falar de um caso, acho que foi no início desse ano... Bom post ae gurizada!
ResponderExcluir