Okiku: A Lenda da Boneca Viva

7 Comentarios

Kikuko tinha três anos de idade quando adoeceu gravemente. Seu irmão visitava a cidade de Sapporo, Hokkaido (Norte do Japão) quando viu uma boneca e a comprou para Kikuko. A pequena adorou a boneca e não separava-se mais dela, nem por um momento sequer. Porém a doença agravou-se e Kikuko faleceu.

É costume no dia da cremação do corpo colocar objetos que a pessoa mais gostava dentro do caixão a ser cremado junto com o corpo. Na ocasião porém, a família no auge da dor da separação, esqueceu-se de colocar a boneca junto à menina. Após a cremação, a boneca recebeu o nome Okiku, ela foi colocada no oratório, ao lado das cinzas da criança, onde a família fazia as orações.

Na década de 40 veio a Segunda Guerra Mundial, e a família teve de fugir para o interior, deixando a boneca com os sacerdotes do templo Mannenji, que a guardavam juntamente com as cinzas de Kikuko. Após o fim da guerra, a família voltou para a cidade, procurando pelos seus pertences no templo, onde perceberam com espanto que os cabelos da boneca cresceram. A pedido do irmão da menina, a boneca continuou no templo.

A imprensa mostrou o fenômeno, o que chamou a atenção de pesquisadores para que fosse dada uma explicação científica para o caso, o que até hoje não aconteceu. O templo que fica em Hokkaido é visitado por turistas e curiosos que querem ver a fantástica transformação da boneca. Há controvérsias, mas dizem que as transformações são visíveis: o cabelo antes na altura dos ombros, agora chega a à cintura.


Os lábios antes cerrados, estão entreabertos e úmidos, e seus olhos parecem olhar para as pessoas com expressões de quem tem vida. Os japoneses levam muito a ´serio a vida após a morte e para eles que reverenciam deuses e objetos, tudo é dotado de espírito e precisa ser queimado quando não é mais usado, em sinal de agradecimento e para que descansem em paz após serviços prestados.

Fonte

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

7 comentários:

  1. Até as roupas estão diferente,,, o que sugere que é outra boneca colocada no lugar da primeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou uma pessoa pode trocar a roupa da boneca (apenas uma observação).
      Bom cada um acredita no que quer mas não desfaça as lendas assim com argumentos tão comuns,garanto que muitos pensaram da mesma forma porém não se opuseram de maneira tão desnecessária.

      Excluir
  2. Pelo que conheço e vi reportagem e pessoas q conheço q moram lá meu caro, as roupas são sempre trocadas por zelar, cuidar, tem varias fotos dela e c roupas diferentes e de pessoas arrumando ela, trocando

    ResponderExcluir
  3. Concord
    pois alguma outra boneca
    pode ter cido colocada outra boneca no lugar de OKIKO,mas têm coisas do Japão q eu sei,pq meu tio já foi lá no Japão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo seu mentiroso eu sou seu amigo e tou colocando isso anônimo

      Excluir
  4. No anime ranma meio tem um episodio ova onde ele derruba essa boneca ai e nao pede desculpa, ela possui a noiva dele e tenta mata-lo. A rumiko que é a autora disse q gosta de explorar lendas e lugares famosos do japao

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)