O Santo Sudário de Turim

Comentarios

Com a pascoa chegando , pensei em fazer um post sobre esse tema e  acabei lembrando do santo sudário, existe muitos mistérios sobre esse tema. O santo sudário é um manto de 4,5 m que dizem ser o manto que enrolou o corpo de Jesus apos sua morte, esta localizado na catedral de Turim e é conhecido também pelo nome de Sudário de Turim. Vamos conhecer a historia desse Santo Sudário.


Muitas pessoas acreditam que o sudário, foi o pano que enrolou jesus mas como a ciência esta sempre questionando a religião a varias teorias sobre esse tema, autores como  Christopher Knight e Robert Lomas, "The keys of Hiram" (As chaves de Hiram) e "The second Messiah" (O segundo Messias) que diz que na verdade poderia ser o pano que enrolou os restos do Mestre Jacques DeMolay, que teria sido torturado certos meses antes de sua execução em 1307.

A imagem completa do Santo Sudário











Em 1898 o fotógrafo italiano Secondo Pia tirou a primeira fotografia do sudário e constatou que o negativo da fotografia assemelhava-se a uma imagem positiva do homem, o que significava que a imagem do sudário era, em si, um negativo.


As primeiras referências a um possível sudário surgem na própria Bíblia. O Evangelho de Mateus (27:59) refere que José de Arimateia envolveu o corpo de Jesus Cristo com "um pano de linho limpo".João (19:38-40) também descreve o evento, e relata que os apóstolos Pedro e João, ao visitar o túmulo de Jesus após a ressurreição, encontraram os lençóis dobrados (João 20:6-7). Embora depois desta descrição evangélica o sudário só tenha feito sua aparição definitiva no século XIV, para não mais ser perdido de vista, existem alguns relatos anteriores que contêm indicações consistentes sobre a existência de um tal tecido em tempos mais antigos.

Imagem normal a direita, negativa a esquerda
Muitos exames foram feitos no Sudario, e segundo a equipe americana do STURP (Shoud of Turin Research Project), após três anos e cerca de 100.000 horas de pesquisa, apontaram que :


1. Havia sangue humano no sudário;
2. As gotículas de tinta ocre seriam resultado de contaminação;
3. A habilidade e equipamentos necessários para gerar uma falsificação daquela natureza seriam incompatíveis com o período da Idade Média, época em que o sudário apareceu e foi guardado;
4. Como cientistas, também não podiam afirmar que a mortalha era verdadeira;
5. As marcas do Sudário são um duplo negativo fotográfico do corpo inteiro de um homem. Existe a imagem de frente e de dorso;
6. A figura do Sudário, ao contrário de outras figuras bidimensionais testadas até então, contém dados tridimensionais;
7. Não existe ainda explicação científica de como as imagens do Sudário foram feitas;
8. O Sudário apresenta marcas compatíveis com a descrição da crucificação nos Evangelhos.

Na época, o STURP não foi autorizado a fazer o teste por datação carbono-14, o que impossibilitou a determinação da idade da peça. Dez anos depois, em 1988, o Vaticano autorizou os primeiros testes de datação radiométrica do sudário, segundo o método do carbono-14. A três análise independentes revelaram idades entre 1260-1390.




Foi alegado que com a contaminação de bactérias e o incêndio de Chambéry de 1532 não dava pra saber exato o ano do sudário e o teste com o carbono 14 não foi considerado.


Exitem muitas outra teorias como a de que se uma imagem por contato com o tecido mostraria uma um retrato de aparência fotográfica e não uma imagem distorcida, como uma projeção de uma superfície irregular em uma superfície plana.


A propriá bíblia relata que outro pano foi usado no corpo de jesus, 6 - Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis, 7 - E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte. (João 20:6-7)


A Catholic Encyclopedia, editada pela Igreja Católica, no seu artigo sobre o Sudário de Turim afirma que o sudário está além da capacidade de falsificação de qualquer falsário medieval.
Segundo os fieis há  presença de moedas sob as pálpebras

Dificilmente o sudário é exposto ao publico a ultima vez foi em 2010. "mapa" do Sudário, feito sobre o negativo fotográfico do lençol, revela os seguintes elementos:




Queimaduras devidas ao incêndio que danificou o Sudário em 1532;

Remendos aplicados, em 1534, sobre as partes destruídas do tecido;

Manchas produzidas pela água utilizada para apagar o fogo;



Temas religiosos dão muita repercussão , podem reparar que nessa época de pascoa vários documentarios são voltados a esse tema , depois de todas essa teorias fico em duvida sobre esse tema. 

Vão pela sombra, Equipe Eutanásia.    

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)