Edifício Joelma

1 Comentario
Hoje falaremos sobre o ed. Joelma, situado na Av. Nove de Julho na altura do numero 225, o edifício que foi construído em 1972, possui uma grande fama de mal assombrado, foi o palco do popular Crime do Poço, aonde um professor matou a mãe e as duas irmãs, enterrando-as em um buraco no fundo de sua casa. Após descobrirem o tal crime, o terreno foi vendido e o Joelma foi levantado.


O Edifício Joelma foi erguido em 1972, sua maldição pode ser presenciada muito antes de sua construção, o edifício fica no bairro do Anhangabaú, palavra indígena com significado de cemitério de Pajés, lugar sagrado e de suma importância para as tribos. Com a chegada dos portugueses e começo das explorações a área intocada do floresta foi totalmente desmatada, e os corpos dos pajés continuaram enterrados naquela terra.

Logo após isso ainda naquela região foi criado um dos centenas pelourinhos brasileiros, lugar aonde escravos eram brutalmente castigos, muitas vezes morrendo em meio a tanto sofrimento.
Após isso a cidade foi erguida e toda a historia de dor daquela terra foi esquecida, e um bairro residencial se formou. Era visto que mesmo depois da urbanização, o local continuava tendo uma energia muito negativa em seu entorno.

Foi no ano de 1948, muito antes de qualquer Joelma ser elaborado, a cidade de São Paulo teve conhecimento do Crime do Poçoe após o caso ser 'resolvido', foi decidido demolir a antiga casa, para que no local fosse erguido e inaugurado o Edifício Joelma. 

Em 1º de fevereiro de 1974 em curto circuito no sistema de ar condicionado no décimo segundo andar começa um incêndio que se alastraria por boa parte do prédio vitimando mais de cem pessoas e ferindo mais de quatrocentas.

Edifício Joelma pegando fogo.


       
Muitas pessoas com o desespero do incêndio acabaram se jogando do alto do prédio em uma tentativa desesperada de não morrer carbonizadas.



Outras foram para o alto do prédio talvez inspiradas pelo na época recente incêndio no edifício Andraus também em São Paulo, só que no Joelma não tinha heliporto sendo impossível o resgate das vitimas no terraço como no outro caso, alguns acharam que entrando na caixa d’água aliviariam o calor acabaram morrendo cozidos no alto do prédio.

Mas um dos casos mais notório foi de um grupo de treze pessoas que tentou escapar pelo elevador mas acabaram morrendo na tentativa, na época não existia exame de DNA logo não foi possível identificar os corpos das treze pessoas que morreram, essas acabaram sendo enterradas lado a lado no cemitério São Pedro em São Paulo, algum tempo depois disso começaram a ser atribuídos milagres as treze almas do Joelma e hoje muitas pessoas fazem pedidos no túmulo das treze pessoas, e segundo relatos levam água em agradecimento e não acendem as costumeiras velas, inclusive dizem ter uma inscrição no túmulo pedindo que não acendam velas ali.

Foi em 1974 que Luis Numes, o zelador do cemitério tentava localizar de onde vinham os gritos."Eu e uma senhora que estávamos aqui escutamos grito de alguém pedindo socorro, socorro. Ai saímos procurando e não achamos nada. Tinha umas 15 pessoas fazendo orações. Eu perguntei mas ninguém ouviu nada..." Dois dias depois seu Luis descobre de onde vem os gritos. Quando ele joga água nos túmulos, os gritos silenciam. Para ele, os gritos saiam do túmulo de 13 pessoas que morreram queimadas numa das maiores tragédias da cidade de São Paulo. Entre as centenas de vítimas, estes 13 corpos jamais foram identificados. Eles deram origem ao mistério das 13 almas, um dos enigmas que até hoje rondam o Edifício Joelma.

     Tumulo das "13 Almas", localizado no cemitério São Pedro, no bairro paulista Vila Alpina.

Outro caso curioso, foi que no segundo turno das eleições presidências de 2002 a equipe de campanha do então candidato a presidência José Serra alugou um conjunto de escritórios naquele prédio. Antes de começarem todo o trabalho chamaram um guia espiritual para que ele limpasse as salas comerciais.

Até hoje apesar da boa localização o prédio se encontra quase vazio, mesmo tendo um aluguel muito mais barato que o valor de mercado para aquela região muitos atribuem isso ao fato de aquele prédio ainda estar muito carregado, mas única coisa que me intriga é o fato  de que se a maldição começou no antigo cemitério, junto com as 13 almas, por que somente esse prédio é afetado?


Você tem alguma sugestão, história que merece ser contada aqui duvida ou curiosidade sobre algum assunto e quer ver ele ser tratado aqui?  Entre em contato, teremos o maior prazer em conversar.


Outras fotos do Edifício Joelma.









Nós da Equipe Eutanásia desejamos à todos nossos fieis leitores ou não, um ótimo final de ano, e que venha 2013... 

Vão pela sombra, Equipe Eutanásia.  

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Um comentário:

  1. Gostaria de saber como as pessoas nao requereram a falta de um familiar, as empresas nao dispusseram a lista da falta de seus funcionarios. Dizer que a culpa é da falta de DNA na epoca apenas facilitou para o caso ser abafado. As treze almas certamente possuem identidade e familias, empregos, alguma forma de serem identificadas, porque deixaram serem esquecidas???????????????????????????????????/

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)