Samhain

1 Comentario

O Samhain é de fato o dia mais importante para os bruxos e a comunidade wicca, esta festividade que é celebrada no dia 31/10 é amplamente conhecida por seus nomes populares como, Halloween, Todos os Santos, Festival dos Mortos, Terceiro Festival da Colheita, entre outros.

É comemorado em todo o mundo, sendo o Sabbat mais importante no calendário bruxo pois é a celebração do final do verão, ocorrendo durante o ápice do Outono. É o tempo do ano em que o frio cresce e a morte vaga pela Terra, o Sol vai se enfraquecendo, as sombras vão tomando forma e as folhas caem, saudando o Inverno que chega, no hemisfério norte essa é a data que representa a última colheita, o tempo em que os antigos povos da Europa sacrificavam seus gados e preservavam sua carne para o Inverno pois muitos animais não aguentariam sobreviver durante todo o inverno.

A noite do Samhain é vista como mágica, pois é quando o véu que separa o mundo material do espiritual fica mais 'fino', é possível realizar o contato com os antepassados de uma forma mais fácil, os espíritos daqueles que já trocaram de plano podem ser sentidos de uma forma mais forte durante este momento.

Assim como existem bons espírito, é nesse período também que se acredita que os maus espíritos podem entrar dentro deste plano, por conta disto foram sendo atribuído alguns costumes que vieram a se tornar tradições, aboboras esculpidas com velas acessas para espantar os maus espíritos, bolinhos pequenos destinados aos espíritos, acender fogueiras ou queimar velas de um dia para o outro, são algumas das superstições para o Sanhaim vir à se tornar algo bom e não uma dor de cabeça depois.

Dentro do cenário Brasileiro a história é um pouco diferente, ainda que algumas tradições sejam seguidas pela comunidade wicca, existe uma grande influencia puramente superficial onde foram atribuído algumas características do feriado do Halloween, nos EUA.


Ainda que, durante uma visão macro sobre a questão é possível aceitar o ideal de que algumas celebrações brasileiras remetem ao Samhain, como é o caso do dois posteriores ao dia 31 de Outubro, o dia de Todos os Santos (1/11) e o tradicional Dia de Fiéis Defuntos (2/11), ambas as datas foram criadas pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. Existindo outras versões em diferentes lugares também como o "Ma'nene" e o "Día de los Muertos", sendo celebradas na Indonésia e México respectivamente.

De fato Samhain para os bruxos é um tempo para a reflexão, no qual olhasse para o ano mágico que passou e se estabelece novas metas para a vida do ano que entra.

Vão pela sombra, Equipe Eutanásia.  

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Um comentário:

  1. Fiquei com medo do desenho Gravity Falls agora, mesmo sendo da Disney, já vi esse símbolo escondido em várias cenas, e além disso um dos personagens do desenho é uma pirâmide com um olho e brilho em volta (símbolo illuminati), e nos últimos episódios esse símbolo de Samhain aparece bem visível durante algumas cenas, junto com uns outros símbolos macabros.. Meu irmão fala que é insanidade mas eu tenho certeza que esse desenho tem alguma coisa.. Daria um bom post pro blog, já vi várias postagens em sites e blogs sobre os símbolos escondidos e já vi todos os episódios da série 3 vezes, e ainda não consigo entender o final...

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)