Hoje tive a ideia de trazer algumas curiosidade sobre o clássico do terro "A Hora do Pesadelo", fiz isso mais por culpa de ter revido o filme essa semana e ser um grande fã do Freddy WTF?!. Já fizemos algumas postagens sobre curiosidades em filmes para quem quiser ler sobre outros filmes é só conferir no fim da postagem que eu vou deixar os links.
A primeira curiosidade e talvez a mais impactante seria sobre a ideia inicial que foi inspirada em vários artigos de jornal do LA Times que falavam sobre mortes sem explicação. Um dos casos eram sobre os filhos de um grupo de refugiados cambojanos do violento regime político do Khmer Vermelho. Eles passaram a ter pesadelos horríveis chegando à privação do sono. Seguindo ordens médicas os pais destas crianças as encorajaram, com muito esforço, a finalmente dormir. Contudo, cada uma delas morreu durante o sono. As autoridades médicas, noticiaram o fato denominando-o como Síndrome da Morte Súbita Asiática.Desde então Wes Craven (criador da série) ficou obcecado pela ideia alguém morrer dormindo.
Como se não fosse o suficiente o personagem Freddy Krueger teria sido inspirado em algumas lembranças envolvendo Wes. Na verdade as características de Freddy vinham de lembranças da vida dele. Mais precisamente de um mendigo que passou em sua rua quando ele era criança. Vou explicar um pouco melhor.
Certo dia ele estava sozinho em casa e esse mendigo parou a porta e ficou encarando ela, sem bater nem nada, apenas permaneceu ali parado. Wes percebeu a presença dele e com medo tentou se esconder atras do sófa, o mendigo percebeu e ficou encarando Wes por mais algum tempo até que depois de alguns minutos sorriu para ele e saiu, como se nada tivesse acontecido, e realmente não aconteceu. Já o nome do personagem foi inspirado em um 'amigo' de Wes que praticava bullyng (o famoso BULEN), com o pobre pequeno. O coitado cresceu traumatizado e deu nisso.
Só que como nada é perfeito os produtores quiseram mudar algumas ideias que Wes havia tido, uma delas foi a cor da camiseta de Freddy que até algumas semanas antes de se iniciar as filmagens seria nas cores amarelas e vermelhas, só que por razão de Wes ter visto uma pesquisa da epoca que informava que o verde 'irrita' mais os olhos, resolveram então alterar o figurino dele.
As filmagens iam acontecendo normalmente, poia a ideia original de Wes Craven era fazer um final mais evocativo com Nancy derrotando Krueger parando de acreditar nele, acordando em seguida para descobrir que tudo o que aconteceu no filme foi um longo pesadelo. E para os espectadores descobrirem que o que estão vendo é um sonho dentro de um sonho (tipo Inception tlg?), Freddy reaparecia como motorista do carro que “sequestra" os jovens. Porém, o chefe dos Estúdios da New Line solicitou mudanças.
O Wes Craven não queria continuações, intencionado a acabar a série na terceira parte (Os guerreiros do sonho), mas seu sucesso tornou isso impossível. O roteiro de A Hora do pesadelo 3 era diferente: Nancy não era uma especialista em sonhos, Kristen permanece na instituição por pouco tempo, Kruger havia nascido numa casa de fazenda, que era a casa que aparecia nos sonhos. Ao contrário do primeiro filme, Lt. Donald Thompson (o pai da Nancy) sabia desde o início que Krueger é real e ainda vivia. Ele estava desaparecido e Nancy o motivou a procurá-lo e tentar encontrar sua casa para queimá-lo. Não era pra mãe de Krueger ter sido uma freira ou Freddy ser o filho bastardo de uma centena de maníacos. As mortes nesse script eram muito mais grotescas, e não com Krueger falante e vulgar. E o remake de 2010 era pra ser um prelúdio de A Hora do Pesadelo 1 (1984).
Nos créditos finais da Hora do Pesadelo 6- A Morte de Freddy, aparecem cenas dos filmes anteriores da série e também uma foto de Freddy Krueger e a inscrição RIP (Rest in Peace, ou "Descanse em Paz"). No final dos créditos do 7º filme aparece a seguinte mensagem: "Algumas partes deste filme são inspiradas em fatos reais. Outras partes podem ser atribuídas à imaginação fértil de um garoto de cinco anos de idade. Os nomes de alguns personagens retratados foram mudados para proteger os inocentes. Alguns incidentes mostrados foram dramatizados. Com exceção daqueles indivíduos corajosos que interpretaram a si próprios, qualquer semelhança com nomes, personagens ou com a história de qualquer pessoa, viva ou morta, é apenas coincidência."
Agora da pra perceber porque a série de filmes é tão emblemática, no meio das suas individualidades se torno ponto de referencia quando se fala em Terror. Eu particularmente gosto tanto do Freddy que talvez, em um tempo remoto o Eutanásia Mental, venha a dar uma modificada no layout usando a série inteira como referencia, lógico que eu disse TALVEZ e nada é certo. MENTIRA TA TUDO CERTO!
[Curiosidade] O primeiro estúdio que demonstrou interesse por A Hora do Pesadelo foram os Estúdios Disney, todavia, eles queriam que Craven suavizasse o conteúdo para tornar o filme adequado para crianças e adolescentes. Craven rejeitou a proposta.
* Como dito no começo da postagem deixo um link com curiosidades sobre o filme O Exorcista, outro grande clássico do Terror:
Maldições e Curiosidade de "O Exorcista"
Vão pela sombra, Equipe Eutanásia.
Muito boa essa postagem.A hora do pesadelo fez parte da minha infância rsrsrs
ResponderExcluir