Anatomia da tragédia #02

2 Comentarios



Há acontecimentos e fenômenos que são observados no mundo que simplesmente não cabe à limitação humana compreender. Frequentemente nos deparamos com o imponderável e compreendemos, com extrema angustia, a fragilidade de que nos constituímos, a imensa ilusão do controle que pensamos ter sobre nossos próprios destinos.

A tragédia, naquele dia quente de primavera, lançou suas garras peçonhentas sobre a fabrica de aço Lima Fernandez. A estrutura da fabrica projetada em 1939 tinha quatro andares. Na época havia sido uma das muitas promessas de progresso do governo Vargas para impulsionar a economia através da industrialização. Havia obtido um sucesso relativo na metalurgia e fornecido emprego para centenas de chefes de família. Sua trajetória bem sucedida teria continuado não fosse o terrível acidente em 1969. À época não havia tantos cuidados com a segurança do trabalho e muitos empregados sequer cogitavam que haveria estudos sobre ergonomia e segurança.

 O potencial acidente que sequer fora previsto assumira a forma de um simples fio desencapado. Uma simples tensão de 110 volts fora o suficiente para causar um curto e lançar faíscas sobre o tecido de uma toalha de mesa. Em dez minutos a mesa estava envolta em chamas. Em vinte minutos a sala ardia a 400 graus centigrados. Um operário sem treinamento percebeu o fogo na sala e cometeu o ultimo erro de sua vida. Abriu a porta na expectativa de controlar o fogo. Mas as moléculas agitadas pelo calor esperavam justamente uma torrente de oxigênio para a ignição. O que se seguiu foi uma explosão de chamas que despedaçou a porta e o corpo frágil do operário. Este foi o estopim de um dos maiores incêndios da década. 

As chamas tomaram conta rapidamente do segundo andar do prédio isolando todos os que estavam nos andares superiores. É verdade que às vezes a tragédia chega com uma indiferença tão gélida que nos causa profundos arrepios nos pelos do braço e choques de pavor na espinha dorsal, privando-nos da crença humana fundamental da esperança e fazendo-nos duvidar severamente do providencialismo. A anedota mórbida ficou por conta da comemoração dos trinta anos de funcionamento da fabrica. Os diretores haviam organizado uma excursão com os possíveis futuros operários da fabrica. Trezentas e cinquenta crianças da escola fundamental da cidade haviam comparecido para visitar as instalações. Jamais imaginariam que a alegre visita terminaria de forma tão funesta. Quando o incêndio alcançou proporções incontroláveis as crianças estavam no quarto andar visitando o mini museu. A fumaça tóxica liquidou cada uma delas junto com outros quatrocentos funcionários.

Lá fora o corpo de bombeiros da cidade iniciava o combate ao maior incêndio que já haviam presenciado. A fumaça negra que evolava aos céus parecia formar um rosto diabólico. Pareidolia, pensaram os bombeiros imediatamente.

E desde então a cidadezinha ficou marcada pela tragédia. Nos destroços da fabrica, juram alguns moradores, ainda é possível ouvir o sussurro das crianças implorando por ajuda.

por JORGE GUERRA

Vão pela sombra, Equipe Eutanásia.  

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

2 comentários:

  1. Ôlá.
    Estou aqui comentando de novo kehehe.
    Interessante como a forma com a qual escreve faz uma tragédia horrível ganhar um toque elegante e poético. Claro que a dor do acontecimento também está presente, já que todas as palavras entraram em mim e provocaram sentimentos.

    Não me lembro se há mais de uma pessoa cuidando do EM.... Ao criador deste post, meus parabens ^^

    Adoro ler esse blog kihihi *-*

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)