Tipos de Fobias

8 Comentarios
Já falamos anteriormente sobre o Medo, e por isso já sabemos como ele funciona e a razão de existir. Na segunda postagem sobre o Medo (part.2) falamos brevemente sobre fobias. E agora explicaremos mais a fundo o que são fobias.

A palavra que deriva do grego Phobia, significa medo intenso, ou irracional, aversão, hostilidade.

Basicamente quando temos um medo excessivo de algo é atribuído a caracterização de fobia. É uma sensação realmente muito mais forte do que um medo comum, as vezes a pessoa que sofre de uma fobia sente medo até quando um determinado assunto é comentado (ex. coulrofobia - medo de palhaços).

A fobia é um dos transtornos de ansiedade mais apresentados pelo ser humano e um dos distúrbios psicológicos mais estudados.



As 6 fobias mais comuns

1) Aracnofobia: É uma Fobia Especifica.
É o medo irracional de aranhas! As pessoas que possuem este tipo de fobia, tentam evitar ao máximo imagens de aranhas e ficar em lugares aonde possam ter aranhas (Lugares Sujos, Fechados ou Áreas Rurais). Tendo medo desde aranhas grandes á aquelas bem pequenas.

Seus sintomas mais comuns são: sudorese (suor excessivo), pulso acelerado, inquietação, respiração rápida, taquicardia e náuseas.


Seu tratamento consiste em exposição gradual ao animal. 


2) Sociofobia ou antropofobia: É uma fobia Social

Quem tem este tipo de fobia sente uma grande dificuldade para se interagir com outros, até por que esta fobia representa o medo de pessoas e das situações sociais. A pessoa que possui sofre quando é necessário interagir com outras pessoas, ou simplesmente ser avaliada (sabendo que está sendo avaliada). São pessoas muito preocupadas com o julgamento alheio.

Dentro de seus sintomas se encontram a ansiedade aguda, tensão, sudorese, dificuldade de fala, tremores, calafrios, erubescência (ficar vermelho, que palavra bonita) e o pior dos sintomas que é a tendencia a evitar confrontos com pessoas, de forma simples o isolamento.

O tratamento cabe quase que exclusivamente ao individuo, muito sabem e tem medo de enfrentar seus próprios medos. Alguns anti-depressivos são receitados em casos específicos.


3) Aerofobia ou aviatofobia: é um Transtorno Psico

A fobia de que tem pavor de andar de avião, todas as pessoas em todas as faixas etárias podem ter esta fobia. Por muitas vezes a fobia está interligada com outras como a Agorafobia e Claustrofobia (Ambas abaixo).

Uma das formas de se tratar é o individuo estudar a rota que o avião irá fazer, procurar saber sobre o plano de voo, e saber que é muito provável que existirá algum tipo de turbulência durante a viagem.


4) Agorafobia: é um Transtorno Psico

É o medo diante de uma multidão e em lugares abertos, ainda que seja  vista como o medo de sair de casa, é um medo do desconhecido, é você não ter certeza de como o lugar é caso algo ruim aconteça.

Sofrendo de uma ansiedade capacitória o individuo que possui esta fobia pode vir a sentir um mal estar muito forte a ponto de entrar em estado de pânico.

Geralmente quem sofre desta fobia permanece isolado, preferindo ficar em casa aonde tudo é conhecido, no caso de precisar sair é aconselhável que a pessoa esteja sempre acompanhada.

O tratamento farmacológico é recomendado, o que seria a remissão de todos os sintomas através de medicação.



5) Claustrofobia:

Neste caso, é o temor ou repugnância por locais fechados, como elevadores, trens, aviões e outros tantos. Ela também pode estar presente quando o paciente se encontra cercado por uma multidão. Na verdade, a claustrofobia não é uma doença, mas um sintoma, geralmente acompanhado de um distúrbio conhecido como agorafobia (vide acima).

Esse sintoma pode causar uma crise de panico, a pessoa tem a impressão que o lugar aonde se encontra, começa a diminuir constantemente. Provocando alem de sudorese, tremeira nos membros e taquicardia.

Algumas vezes a reclusão acontece e a pessoa prefere ficar sozinha em lugares conhecidos (idem á Agorafobia)

O tratamento se dá por base de medicamento, aonde por supervisão médica é dado ansiolíticos e antidepressivos. E após isso é passado algumas sessões de psicoterapia para que o paciente consiga se recuperar.

6) Acrofobia:

O medo de altura pode causar pavor para muitas pessoas, mas dentro desta fobia a pessoa sente medo até mesmo quando o local é extremamente seguro (como um prédio), é um disturbio mais comum entre as mulheres.

Algumas manifestações como ataque de panico, vertigem ou a impressão de ser incapaz de se equilibrar, são muito comuns. O individuo sempre tentará se agarrar em algo. Alem dos sintomas mais comuns entre as fobias, que são taquicardia, sudorese e enrijecimento dos músculos.

As formas de tratamento são terapeuticas, aonde o paciente terá de confrontar seu medo.

Muitas pessoas confundem Acrofobia com Aerofobia, lembrando que aerofobia é o medo de estar voando e de sofrer a influencia do ar.

*Curiosidade: Normalmente pacientes com Acrofobia, não tem medo de avião.


Vão pela sombra, Equipe Eutanásia.

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

8 comentários:

  1. Tenho Tripofobia e preciso de ajuda urgente!

    ResponderExcluir
  2. Tenho sociofobia e é a pior coisa do mundo,nãod esejo pra ninguém,é um sentimento ruim sem explicação,não consigo fazer nada se tiver muita gente!!

    ResponderExcluir
  3. "Distúrbio mais comum entre as mulheres"?Cara,eu sou mulher e ADORO alturas imensas,e de todas as pessoas que conheço,a maioria que tem medo de altura são HOMENS :b

    ResponderExcluir
  4. tenho aracnofobia mais é tipo só fico com medo n fico desmaiando

    ResponderExcluir
  5. Sofro da aracnofobia! Mas quando vejo aranhas em teias, na vertical! Se elas estão no chão eu piso em cima! Mas.. se eu me deparo com as teias, e aquelas aranhas venenosas nelas, posso até ter um desmaio! É tenso! :\

    ResponderExcluir
  6. aai eu acho q tenho tripofobia, eu me arrepio de ver certas coisas, começo a me coçar mt e fico com uma sensação ruim... não consigo ver por exemplo mt espinha juntas ao mesmo tempo, ou então buraquinhos minúsculos ou ate mesmo um porco espinho com os espinhos esguiçados eu me arrepio e fico coçando mtmt meu nariz! eh horrível

    ResponderExcluir
  7. Minha fobia é por baratas. Pavor absoluto, na maioria das vezes eu desmaio ao ver uma se aproximando. Irritante e constrangedor esse medo todo de um bichinho tão ridiculamente pequeno. Tem cura isso?

    ResponderExcluir
  8. Eu sem querer apernei ne uma link falando de Tripofobia e tou aqui passando Mal .. Isso tem cura Pelo Amor de Deus tem q ter cura pra Tripofobia eu n aguento mais ..!! Eu de ver uma Aranha eu passo mal eu fico gelada eu começo a passar mal eu n consigo nem andar direito !! & quando alguem me carrega quando me colocam no chão eu passo mal fico tonta eu ja cheguei a desmaiar .. Isso tem cura ?

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com conteúdo: racista, homofóbico, preconceituoso, maldoso, ou de qualquer índole duvidosa que possam a infringir ou ferir a moral de qualquer um.

Se por acaso o comentário é sobre alguma duvida com relação a postagem, tenha CERTEZA de que está duvida não esteja transcrita na postagem. Ficaremos contentes em tentar responde-lá.

Todas as afirmações contidas nos comentários são de responsabilidade do comentador, o blog Eutanásia Mental, não tem obrigação nenhuma sobre qualquer ato ofensivo nos comentários.

Tudo bem errar uma palavra ou outra, esquecer de algum acento também esta beleza. Agora se escrever tudo errado e não ser possível entender um nada, o comentário não será liberado.

Obrigado pela atenção. Comente e faça um blogueiro feliz :-)